Caieira - História

O projeto missionário e diaconal que está sendo trabalhado pela Comunidade localiza-se no bairro Saco dos Limões, e denomina-se Caieira do Saco dos Limões, situada no lado sul do Morro da Cruz, numa encosta bastante íngreme, onde já se encontram aproximadamente 4.300 moradores (Dados da UFSC, publicados no jornal Diário Catarinense de 20/11/2005).

Muitas das famílias são oriundas do interior do Estado, que vêm procurar na Capital uma nova vida, em função das dificuldades experimentadas no campo ou em suas cidades de origem. A exemplo de como acontece em muitas cidades brasileiras, erguem suas casas com sobras de construções. Na sua maioria, os moradores são pedreiros, eletricistas, carpinteiros e, as mulheres, diaristas ou domésticas. A infra-estrutura, ainda bastante deficiente, tem recebido por parte do poder público algum investimento. Mas falta muito para se tornar um lugar que possa proporcionar um perfeito desenvolvimento do indivíduo, seja criança ou adulto, embora se tenha notado uma progressiva melhoria, resultado de iniciativas dos próprios moradores.

Algumas famílias são oriundas de Comunidades Luteranas do interior do Estado que, por diversos motivos, não se integraram à Comunidade local. Outras famílias são originárias de outras denominações, mas que também não se integraram às suas igrejas, outras perderam suas referências e não tem ligação com nenhuma denominação formando assim um vasto campo missionário. Há, ainda, pessoas que jamais ouviram ou foram alcançadas pela proposta cristã de vida abundante e integral, que possibilita uma convivência saudável e amplia perspectivas através da transformação que Jesus Cristo realiza em nossas vidas.

O trabalho inicialmente foi promovido por membros leigos de nossa comunidade que através de evangelizações e estudos bíblicos atraíram varias famílias ao convívio cristão.

O trabalho missionário


Com a efetivação de um trabalho sistemático de evangelização por meio de trabalhos missionários e com a aquisição de um terreno, foi construído um Templo, mobilizando muitos membros e famílias do local. A construção, com a graça do Senhor, foi executada em parceria com o grupo Johanniter Jugend da Alemanha. No dia 10 de dezembro de 2004 pudemos prestigiar a consagração do templo com as presenças do Pastor Sinodal Edson Saes Ferreira, do P. Stefan da Johanniter Jugend, do Coral da Comunidade do Centro e de muitos irmãos. Atualmente, esse templo é utilizado para reuniões semanais das famílias locais . Esperamos que com o espaço próprio e a criação de um referencial sem ligação familiar ou particular, o alcance do trabalho possa ser bastante ampliado. Muitas das pessoas dessa comunidade tem bom conhecimento da Palavra e, com algum apoio, podem, facilmente, tornar-se instrumentos para levar a mensagem da salvação – que nos é concedida gratuitamente por Jesus – a toda aquela população. Pretendemos envolver-nos com famílias dessa comunidade, para que, a partir de nosso testemunho e vivência cristã, sempre em busca de vida integral, abundante e digna, mais pessoas possam ser resgatadas para um convívio saudável e com melhores perspectivas.

Na busca de um novo sonho, nasce o projeto de um espaço para esportes, com a construção de uma quadra polivalente de concreto, para prática de futebol e voleibol. Para esse fim, a Comunidade Luterana recebeu parte dos recursos da Fundação LISELOTTE E ROSINA HEINRICH STIFFTUNG, da Alemanha, entidade que trabalha e assiste crianças empobrecidas. Atualmente, os trabalhos de terraplanagem já estão bem adiantados e não falta muito para que mais essa meta se concretize (dados de novembro de 2006).

Atualmente temos regularmnente culto as sextas-feiras as 20:00hs e no terceiro domingo do mês um culto com Santa Ceia. Também as quartas-feiras as 19:30 temos estudo bíblico e reunião para oração e interseção.

São muitos os motivos para nos alegrarmos e agradecermos. Muitas são as benções recebidas. Que Deus continue cuidando e capacitando a equipe de trabalho nessa caminhada.