Histórico

"No Brasil, os primeiros imigrantes protestantes, em sua maioria alemães, chegaram no século XVI, quando as companhias de imigração buscavam a ocupação da região sul do país. A instalação destes se deu principalmente nas margens do rio itajaí-Açu, nas cidades de Blumenau, Joinville e Indaial, onde imigrantes mais ricos, normalmente comerciantes, acabaram se fixando. Em Brusque, se deu a ocupação pelas famílias germânicas de origem católica.
Em Florianópolis, os primeiros imigrantes alemães, e protestantes, aportaram no início do século XIX, onde diversas famílias ricas e bastante influentes até mesmo no cenário político nacional brasileiro estavam presentes. Hoepcke, Leisner, Ebel são apenas alguns deles. No início, pelas mesmas razões políticas que os faziam grandes, impediram a população alemã de se fixar em Desterro, porém no final do século XVIII a comunidade alemã já apresentava bom número, e eram formadores da Comunidade Evangélica Alemã de Florianópolis.
Seguindo a lógica de Lutero, a educação deveria sempre estar junto com o ensino da Palavra de Deus, portanto, logo de início, em 1867 inaugura-se a Escola Alemã, modesta, como relatado em Atapossuia apenas “2 cadeiras, 1 mesa, 6 mesas escolares para 24 crianças, 2 lousas com cavalete e régua, 1 recipiente para água, 1 caneca de lata, 1 passoura e 1 pá.”. A comunidade alemã, até então, não possuía templo e se reunia semanalmente, em diversas atividades, no prédio da Escola Alemã.
Em maio de 1913 inaugura-se a Igreja Evangélica Alemã de Florianópolis, criando-se então um novo marco para a comunidade protestante de Florianópolis e da região, quando apartir deste momento possuiam um local adequado para a celebração dos cultos. Junto ainda com a igreja, foi construída uma casa pastoral.
Juntamente com a igreja, escola e casa pastoral, na chácara doada pela famílai Koerich, se encontrava o Galpão de Ginástica, Clube de Caça e Tiro, entre outras entidades de união dos imigrantes locais.
Ao lado uma foto aérea de 2008 onde foi demarcado os lugares onde estavam os patrimônios da Comunidade Alemã. No lugar da Casa Pastoral, nos dias de hoje, encontra-se um estacionamento, de administração terceirizada, mas de propriedade da Igreja. No lugar do Galpão de Ginástica, na época daSegunda Guerra, foi construída uma Rua, Deputado Leoberto Leal, juntamente com a tomada da Escola Alemã e transformação em prisão, posteriormente hospital, e ainda Administração Pública, numa tentativa de intimidar qualquer célular nazista na região. Anos mais tarde, as propriedades que antes eram da Escola Alemã passaram de volta para a posse da Igreja Luterana de Florianópolis.
A arquitetura neo-gótica do templo foi desenhado por Theodor Gründel, do qual não se tem muito conhecimento. Para a construção, foram necessárias apenas algumas modificações do projeto inicial, requeridas pelo custo da obra.
A região, apesar de próxima do início do centro da cidade de Desterro, em sua época era dominada por grandes chácaras e áreas verdes. A ocupação desta região pela população alemã trouxe uma movimentação nova para a área. Muitos eram os estabelescimentos, como Escola, Igreja, Ginástica, Clube de Caça e Tiro, um pequeno hospital faziam deste conjunto uma área bem utilizada.
As atividades na própria igreja não se limitavam aos domingos, quando grupos de Senhoras, corais, grupos de auxílio, etc uniam e movimentavam toda comunidade alemã ou simpatizante com a doutrina."