OASE

A Ordem Auxiliadora de Senhoras Evangélicas (OASE) é um setor de trabalho da Igreja de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) que congrega grupos de mulheres nas Comunidades; são grupos de voluntárias que colocam seus dons e talentos em benefício do próximo.

No Brasil o primeiro grupo foi formado em 1899 na cidade de Rio Claro, estado de São Paulo. A OASE como grupo estruturado de mulheres, é o maior da América Latina, com mais de 1.200 grupos espalhados pelo país, e mais de 40.000 mulheres envolvidas neste trabalho voluntário.

A OASE tem um distintivo; tem seu hino oficial - Jesus Cristo é Rei e Senhor..., na Bíblia, Salmo 100 o seu versículo oficial - Celebrai com júbilo ao Senhor..., e no estatuto e regimento interno, os objetivos que visam proporcionar o bem estar físico, da alma e do espírito de suas integrantes.

O tripé - COMUNHÃO, TESTEMUNHO E SERVIÇO, é a base de todo trabalho realizado pelas senhoras da OASE.

Na Comunhão a Palavra do Senhor traz conforto e orientação;

No Testemunho está a obra redentora em Jesus Cristo que morreu e ressuscitou e vai voltar e nesta certeza as mulheres se alegram e choram juntas, louvando e orando ao Criador;

No Serviço as mulheres aprimoram a própria vida, melhorando o meio em que vivem e contagiando os que vivem a volta dela.

Muitas mulheres integrantes da OASE descobrem no conviver com o grupo, dons, habilidades que podem contribuir para a igreja e para a sociedade.

OASE em Florianópolis



No dia 17 de junho de 1910, foi estabelecida em Florianópolis a Associação de Senhoras, (Verein der Frauenhilfe) que deu origem a OASE.

O objetivo em 1910, estava na criação de uma Associação para Senhoras no Estrangeiro, programa que já existia na Alemanha. Inicialmente esta associação se propunha a trazer e manter em Florianópolis, enfermeiras e parteiras, atendendo famílias em suas necessidades de tratamento médico. Em 1915 a Associação contava com 135 integrantes, que se reuniam quinzenalmente no Salão Nobre da Escola Alemã.

No ano de 1941, com o advento da guerra e a necessidade de usarem a língua portuguesa, os grupos passaram a denominar-se OASE.

Hoje, as reuniões acontecem todas as terças-feiras, às 14,30 horas nas dependências do Salão da OASE, parte inferior da Igreja Luterana do Centro de Florianópolis. Nas reuniões, se faz presente o louvor ao Senhor, o meditar em Sua Palavra e a intercessão.

Atualmente participam das reuniões semanais, em média, 45 mulheres. A OASE arrecada dinheiro, através de cafés beneficentes, de almoços comunitários e de trabalhos manuais feitos pelas integrantes do grupo, estes recursos são repassados para pessoas carentes da comunidade ou fora dela. O Evangelho é o alicerce da OASE e o amor de Cristo é seu combustível.

O distintivo da OASE, é formado por uma cruz de âncora branca, sobre um fundo azul. Azul é a cor da fidelidade. Branco é a união de todas as cores e é o símbolo da luz radiante. Simboliza a alegria, a paz e a pureza. A âncora é um símbolo de esperança.

Usando o distintivo, as mulheres confessam: “Jesus Cristo é a nossa esperança, luz, alegria, paz e justiça. Queremos ser fiéis em transmitir esta mensagem ao mundo, em palavras e ações.”